Anestesiologia Veterinária - Turma: 6 SP
Efetuar Inscrição

Objetivo do curso: A Anestesiologia é um campo médico que tem por objetivo aliviar a dor e promover o conforto do paciente, com foco central na vida. A anestesia veterinária sofreu uma intensa evolução nas últimas décadas, e juntamente com o conceito de ética animal, em que a dor deve ser aliviada independente da espécie animal, ganhou um espaço importante na rotina do médico veterinário. O IBVET lança suas novas turmas de Especialização em Anestesiologia Veterinária com o objetivo de aprimorar o conhecimento de seus alunos tanto para a vida prática como acadêmica a partir de aulas teóricas, práticas e demonstrativas.

Duração: A duração do curso é de 360 horas distribuídas em 18 meses. As aulas acontecem uma vez por mês aos sábados e domingos de 08:00 as 18:00 horas.

Local: Em São Paulo, as aulas acontecem no Hospital Veterinário da Faculdade de Jaguariúna, no campus II (ver fotos I e II), sendo que esporadicamente podem ser transferidas para locais relacionados com o objetivo de agregar aprendizado. Na Bahia as aulas teóricas acontecerão na UNIME.

Aulas práticas: Prezamos pela máxima aprendizagem do conteúdo, e por isso, elaboramos este curso para contemplar aulas práticas em pelo menos 70% de seus módulos.

Conteúdos on line: Mais uma vez o IBVET se destaca no setor de ensino proporcionando aos seus alunos todas as informações em um ambiente interativo, moderno e funcional. Trata-se de uma ferramenta virtual em que os alunos terão acesso aos nossos cursos e poderão usufruir de todos os seus recursos como: fóruns, provas, atividades, vídeos, fotos, chats, glossários e muitas outras opções. Este ambiente será utilizado como uma ferramenta enriquecedora de suporte aos encontros presenciais. Lá ficarão disponíveis todos os arquivos utilizados em aula, textos extras, atividades complementares, fotos e vídeos. Além disso, o EAD permitirá que os alunos interajam mais ativamente, trocando experiências, tirando dúvidas e se ajudando mutuamente, além de permitir contato fácil e rápido com coordenador do curso.

Credenciamento: Este é um curso reconhecido pelo MEC através do programa de Pós-Graduação da Faculdade de Jaguariúna. Credenciamento FAJ-MEC: Parecer IES 1490 (Portaria 586 05/05/2000). Dessa forma, os alunos formados receberão o título em Especialização Lato Sensu em Anestesiologia Veterinária.

FAJ Campus II - Vista Área      

Foto I - FAJ Campus II (vista aérea)                                                 Foto II - FAJ Hospital Veterinário 

       

Foto III - Aula Prática 1                                                                         Foto IV - Aula Prática 2                                                                      

     

 Foto V - Ilustração do Ambiente de Ensino à Distância (EAD)

Farmacologia aplicada à anestesiologia veterinária 

Os conceitos de farmacodinâmica e farmacocinética aplicados a anestesiologia veterinária serão abordados neste módulo.

Equilíbrio ácido-base e hidro-eletrolítico

Nesta disciplina serão abordados os conceitos de equilíbrio ácido-base e hídro-eletrolítico, bem como as correções destes desequilíbrios, interpretações de exames de hemogasometria e dosagem de eletrólitos.

Medicações pré-anestésicas e  Neuroleptoanalgesia

Serão estudados os principais fármacos utilizados como medicações pré-anestésicas na medicina veterinária, interações entre os agentes anestésicos, conceitos e indicações para neuroleptoanalgesia.

Anestesia Local

Estudo dos agentes anestésicos locais e das principais técnicas utilizadas em medicina veterinária, como anestesias infiltrativas, bloqueios regionais, perineurais e espinhais. 

Planos anestésicos,  Anestesia Intravenosa e Anestesia Total Intravenosa 

Neste módulo serão estudados os anestésicos gerais intravenosos, planos anestésicos e técnicas de anestesia total intravenosa em medicina veterinária, indicações, vantagens, desvantagens e aplicabilidade desta modalidade anestésica.

Anestesia inalatória

Esta disciplina abordará os agentes anestésicos inalatórios e as técnicas de anestesia inalatória utilizadas em medicina veterinária.

Anestesia balanceada em Medicina Veterinária

Esta disciplina abordará o uso da anestesia balanceada em medicina veterinária, suas indicações, limitações, técnicas combinadas e aplicabilidade na rotina anestésica em pequenos e grandes animais.

Monitoração anestésica

Neste módulo serão abordados os métodos e equipamentos utilizados para monitoração anestésica em medicina veterinária, como monitoração eletrocardiográfica, pressão arterial não invasiva, pressão arterial invasiva, oximetria, capnometria e pressão venosa central.

Técnicas anestésicas em pequenos animais

Esta disciplina abordará a avaliação pré-anestésica, escolha de protocolos, modalidades e principais técnicas anestésicas utilizadas em cães e gatos, de acordo com as particularidades destas espécies animais.

Técnicas anestésicas em grandes animais

Esta disciplina abordará a avaliação pré-anestésica, escolha de protocolos, modalidades e principais técnicas anestésicas utilizadas em grandes animais, de acordo com as particularidades destas espécies animais.

Cardiologia aplicada à anestesiologia

Neste módulo serão abordados os conceitos de cardiologia aplicados a anestesiologia veterinária, avaliação do sistema cardiovascular, exames complementares em cardiologia, principais cardiopatias e particularidades na anestesia do paciente cardiopata.

Ventilação artificial em anestesiologia

Esta disciplina abordará os conceitos relacionados a ventilação artificial, como volume corrente, volume minuto, pressão inspiratória, relação I:E, PEEP, cuidados necessários, vantagens, riscos, indicações para anestesia e terapia intensiva. 

Patologia Clínica

Este módulo abordará os principais exames laboratoriais fundamentais para a avaliação anestésica em medicina veterinária, indicações, processamento das amostras e interpretação dos resultados.

Analgesia e terapia antálgica

Serão abordados a avaliação da dor em medicina veterinária, conceitos de terapia antálgica, controle analgésico pós-operatório, escolha de fármacos e acompanhamento do tratamento instituído.

Choque e reanimação cardiorrespiratória

Serão abordadas as situações de emergências, conceitos e fisiopatologia dos diferentes tipos de choque e reanimação cardiorrespiratória em medicina veterinária.  

Anestesia em pacientes especiais

Esta disciplina abordará a anestesia de pacientes críticos em medicina veterinária, avaliação pré-anestésica, escolha das técnicas, fármacos indicados e contra-indicados, cuidados anestésicos, técnicas de monitoração e acompanhamento pós-anestésico dos pacientes. 

Terapia intensiva em Medicina Veterinária

Neste módulo serão abordados os conceitos de terapia intensiva e as principais condições e afecções em medicina veterinária que demandam tratamento e monitoração contínua dos pacientes. Indicações dos tipos de monitoração de acordo com as afecções envolvidas, parâmetros avaliados, interpretação de exames laboratoriais, tratamentos e avaliação da terapia instituída serão discutidos nesta disciplina.

Anestesia em animais selvagens, exóticos e de laboratório 

Esta disciplina abordará as principais técnicas anestésicas utilizadas em animais selvagens, exóticos e de laboratório, particularidades das espécies animais, indicações e cuidados anestésicos.

Metodologia científica. 

Esta disciplina visa transmitir o conceito de metodologia científica e como deve ser confeccionado um trabalho científico.

Apresentação das monografias

Neste módulo serão apresentadas as monografias.

 

Nome :  

E-mail:    

Telefone:  

Envie aqui sua dúvida que responderemos em breve:

 

Matrícula


Anestesiologia Veterinária - Turma: 6 SP


Médicos veterinários e alunos do último ano de veterinária.


O curso de Anestesiologia Veterinária é uma especialização Lato sensu reconhecida pelo MEC através do programa de Pós-Graduação da Faculdade de Jaguariúna. Credenciamento FAJ-MEC: Parecer IES 1490 (Portaria 586 05/05/2000)



Efetue sua inscrição preenchendo o formulário a seguir.

Encontre seus cursos nos locais de sua preferência: